Foto: Arthur Camponogara
Pranke admitiu a possibilidade no programa Papo D Esporte, da Rádio CDN

A UFSM Futsal entra em quadra neste sábado (13), às 20h45min, no Centro Desportivo Municipal, para o jogo de ida das oitavas de final da Série Ouro Gaúcha. O adversário é a AFA, de São Francisco de Assis, algoz da Federal na última temporada. A equipe santa-mariense busca a vitória no primeiro jogo, para garantir a vantagem do empate no jogo de volta.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em um ano especial, que marca os 20 anos da UFSM Futsal, o projeto também busca dar um passo significativo nos bastidores. Em entrevista ao programa Papo D Esporte desta sexta-feira (12), o professor, treinador e coordenador Gabriel Pranke admitiu o desejo e a intenção de disputar o Campeonato Brasileiro de Futsal.
– Está em vistas. Tem possibilidades, mas a gente sabe que é bastante difícil, né? Depende de uma série de questões para dar certo. Até questões organizacionais, internas, estruturais, que têm que ser muito bem melhoradas também – revelou.
Segundo Pranke, há cerca de três anos houve o início das movimentações, na tentativa de estruturar a base necessária para alcançar a nova etapa. Ele explicou que a possibilidade surge a partir de um desejo da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que agora organiza um torneio nacional próprio, diferente da Liga Nacional, que tem gestão independente.
– Pintou uma possibilidade. Outros clubes do Estado também estão ventilando isso, ainda mais com a saída da Yeesco, que foi para Santa Catarina e agora acabou. Santa Maria é estratégica, por estar no centro do Estado e ter aeroporto, o que facilita o deslocamento das equipes. Mas ainda há entraves, como a definição de onde mandar os jogos e, principalmente, a questão financeira – destacou.
O coordenador reconheceu que dar esse passo exigiria acordos com instituições locais e apoio empresarial, já que os custos seriam muito mais elevados, para manter a UFSM Futsal tanto na Série Ouro como em um campeonato nacional. Ainda assim, ele acredita que o bom momento do esporte em Santa Maria fortalece o cenário para futuras conquistas.
– Talvez não seja para agora, mas está em vista em algum momento. Confesso que é um passo que tenho um certo medo, mas seria bem significativo colocar a UFSM nesse patamar. O momento da cidade está muito bom. Parabenizamos o Olímpia e o Inter-SM que conquistaram o acesso, o handebol também foi campeão em nível Mercosul. Acho que as empresas estão vendo e valorizando estes trabalhos. Isso se perdeu em algum momento e a gente não sabe o porquê, mas estamos retomando esse incentivo também, ao mostrar resultado, trabalho e seriedade. O que vai acontecer, a gente não sabe, mas almejamos coisas grandes também – projetou.
Confira a entrevista completa
O Papo D Esporte desta sexta-feira (12) recebeu Gabriel Pranke, treinador e coordenador, e Pepo, ala da UFSM Futsal.